Tratamentos
Oferecemos um atendimento diferenciado aos pacientes que irão ou estão em tratamento por quimioterapia, radioterapia de cabeça e pescoço e transplante de medula óssea. Esses pacientes necessitam de uma avaliação odontológica especializada, para minimizar as complicações e melhorar a sua qualidade de vida.
Atuamos na prevenção e tratamento das alterações bucais decorrente das terapias contra o câncer, com o intuito de minimizar os riscos de complicação, que muitas vezes podem ser responsáveis pela suspensão do tratamento.
O ideal que a avaliação inicial do paciente seja de 7-10 dias antes do início da terapia de tratamento do câncer. Nesta etapa, seremos capazes de identificar e eliminar qualquer foco de infecção na cavidade oral, diminuindo assim os riscos de complicações bucais durante o tratamento.
Laserterapia / Fotobiomodulação
A Laserterapia pode prevenir e tratar diversas patologias, em especial a mucosite e a xerostomia, podendo ser utilizada tanto isoladamente quanto em associação com medicamentos.
No tratamento da mucosite com o laser de baixa potência tem uma ação analgésica, anti-inflamatória e biomoduladora (ação que promove o crescimento de colágeno e a aceleração da cicatrização), em conjunto, resultam na redução da incidência e da severidade da mucosite oral, minimizando o quadro de dor e auxiliando no processo de cicatrização.
O laser no tratamento da mucosite pode ser preventivo ou curativo. O preventivo objetiva minimizar e evitar o aparecimento da mucosite oral (indicado para transplante de medula óssea, quimioterapia de altas doses e radioterapia de cabeça e pescoço). No tratamento curativo, o de laser de baixa potência promove alívio da dor e aceleração na reparação das feridas, indicado para pacientes que já apresentem mucosite oral.
Ozonioterapia / Osteonecrose e Osteoradionecrose
A ozonioterapia tem propriedades bactericidas e regenerativas do ozônio ajam na reintegração óssea dos maxilares. Lesões de osteonecrose também tem sido alvo do tratamento por ozonioterapia, que por sua vez promove o reparo do tecido ósseo e gengival, evitando uso de antibióticos e procedimentos invasivos como múltiplas cirurgias O tratamento atraumático proporcionado pela ozonioterapia permite uma melhor qualidade de vida aos pacientes que fazem uso de anti-reabsortivos(Agrillo et al., 2012; Ripamonti et al., 2009).
É de suma importância discutir uso do bisfosfonato na prática clínica. Antes do início do tratamento com bisfosfonato o ideal é fazer uma consulta odontológica preventiva. Os profissionais devem ser capazes de diagnosticar, orientar sobre a condição da doença atual e tratar pacientes em tais condições. Infelizmente, há casos em que o desconhecimento por parte do profissional sobre a condição aqui referida, influenciam negativamente nos casos de osteonecrose em maxilares relacionada com medicamentos. A integração multidisciplinar entre médico-dentista para avaliação dos riscos-benefícios por ambos profissionais. Cabe ao cirurgião dentista solicitar um parecer e conduta do médico quanto a alteração da dose da terapia medicamentosa e sua justificativa.